Neves
- Detalhes
- Criado: 30 Julho 2015
Família Neves
O sobrenome NEVES é português de origem cristã e remonta à Idade Média. Uma das linhas de pesquisa sobre a origem do referido apelido de família defende que ela está relacionada com o fervor católico dos seus membros e à devoção à Nossa Senhora das Neves, que teria culminado com a construção, em Portugal, de uma capela em homenagem à Santa Maria Maior com aquela denominação. A aldeia que a sediou, inserida em três freguesias (Barroselas, Mujães e Vila de Punhe), no noroeste de Portugal, acabou recebendo o mesmo nome da capela, o qual foi progressivamente substituindo o de Souto de Arques por Souto das Neves.
Curiosamente, essa mesma capela foi construída por um ex-emigrante do Brasil, João Pires Ramalho. Este senhor regressou ao Brasil nos meados do século XVI com muito dinheiro, mas com uma doença na garganta. Após a construção de um solar, ergueu a capela em honra de Nossa Senhora das Neves, também como prova da sua fé e desejo de encontrar a cura pela devoção.
Há informações de que os Neves não são originários da nobreza portuguesa. Houve um período em que o Império de Portugal estimulava, de um modo geral, a vinda de portugueses para o Brasil e oferecia facilidades para conseguir feitorias, sesmarias, capitanias e até cargos militares, mediante compromisso de defender a nova terra, catequizar os índios e os mestiços, além de administrar os escravos.
Os historiadores afirmam que membros da família vieram para o Brasil, no período do domínio de Portugal, dentre eles quatro irmãos que se estabeleceram em Vila Rica, hoje, a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Esse grupo era tradicionalmente cristão e composto por ourives que aproveitaram a fase áurea da exploração de ouro nas montanhas de Minas. Depois, parte deles mudou-se para Diamantina, na época de intensa garimpagem de diamantes e lá trabalharam na confecção de joias. Um permaneceu em Minas, os outros, foram: um, para o Rio de Janeiro, sede do reinado; outro, para São Paulo; e o terceiro, para a Bahia.
Não obstante essa mudança, a familia NEVES, pela vertente dos que aqui permaneceram, continuou se espalhando por diversas regiões do Estado, mantendo, até hoje, uma forte tradição em Minas Gerais.
Fonte: https://pt-br.facebook.com/1neves/posts/325597434180756