Leite

 

Família Leite

 

Sustenta-se que o sobrenome Leite tenha origem em um alcunha. Embora muitos sobrenomes derivados de alcunhas ou apelidos possam revelar algum aspecto da aparência física do portador original do nome ou possam aludir a uma característica da pessoa, alguns alcunhas se referem a uma peça de roupa em especial ou objeto favorito ou a algo peculiar. No caso do sobrenome Leite, diz-se que ele foi atribuído ao seu primeiro portador pelo fato de ele gostar muito de leite cozido ou fervido.

A origem desta família continua sendo esclarecida, sabendo-se apenas que existiu um Álvaro Anes Leite que viveu nos tempos de D. João I, rei de Portugal, de quem foi descendente direto pelo lado materno. O Senhor Álvaro Foi senhor de muitas terras na província de Entre Douros e Minho, foi alcaide-mor de Monforte de Rio Livre, Comandatário de São Miguel de Réfoios, Primeiro Conde de Monforte. Tirou a terra de Calvos de João Rodrigues, por meio de demanda, na qual se envolveu, também, João Leite, irmão de Rui Leite, tesoureiro da Moeda em Lisboa. Pelos autos da referida demanda, percebe-se a existência de mais pessoas com o mesmo sobrenome, nesta época. Por sua lealdade e fidalguia à Corte, a família teve seu Brasão de Armas concedido por Decreto do Rei.

Portadores notáveis do sobrenome Leite foram, entre outros: Antônio Leite (1580-1662), jesuíta e filósofo português; Antônio da Silva Leite (1759-1833), músico e compositor português; e Joaquim José Leite (1764-1853), missionário e presbítero português em Macau, na China.

 

Fonte:

http://blogdocobra2011.blogspot.com.br/2011/06/familia-leite-de-portugal.html