Lins

Família Lins

O sobrenome Lins é de origem alemã.

Há várias teorias que tentam explicar o surgimento do nome Linz, sustentando uma delas que Linz é originário de um nome de profissão, referindo-se àquele que cultivava lentilha ("Linsen", em alemão).

Entretanto, a teoria que mais tem sentido e força é a aquela segundo a qual Linz é o apelido derivado de nome de lugar. O cognome qualificaria os provenientes da cidade de Linz, na Áustria, que imigraram para a Alemanha.

 Os primeiros Linz de que se tem notícia apareceram no Sul da atual Alemanha, em diversas localidades em torno do lago Constança, como patronímico de representantes da pequena nobreza cavalheiresca rural. As primeiras citações documentadas aparecem por volta do final do século XII.

No Brasil, a história da Família Lins começa no final do século XVI, em Pernambuco, com a chegada dos irmãos de origem alemã Christoph Lins e Bartholomeu Lins. Eles eram filhos do alemão Sebald Lins, que trabalhava com transporte marítimo e importação de produtos manufaturados. Sebald deixou a Alemanha e, inicialmente, fixou-se na Holanda, transferindo-se, posteriormente, para Portugal, onde faleceu em 1597.

Os dois irmãos casaram-se em Pernambuco, e, pouco depois, Bartholomeu deixou o Brasil com toda sua família.

Christoph permaneceu no Brasil, fundou Porto Calvo, em Alagoas, onde instalou cinco engenhos. Tornou-se Alcaide Mor de Porto Calvo.

 Em Pernambuco, instalou outros dois engenhos. Participou, também, nas lutas para desbravar a Paraíba e o Rio Grande do Norte.

Fonte: http://www.familia.drogfarma.com.br/lins.html e http://www.linsecia.com.br/