Miranda

Família Miranda

Miranda é sobrenome de origem portuguesa que provêm da família de Afonso Peris de Chameca, um dos cidadãos de Lisboa que ajudaram Dom João I no começo do seu reinado. Afonso Peris foi um dos cinco companheiros convidados por Dom Nuno Alvares Pereira para seu conselho. Teve o senhorio dos Alçacovas e de outras terras, incluídas algumas de El Rei, em Lisboa, que lhe foram atribuídas pelos serviços prestados ao reinado. Sua descendência adotou o nome da cidade de Miranda, onde a família teve a alcadaria-mor.

  Existe também a variação Miranda Henrique, apelido também de origem portuguesa formado a partir do casamento de Aires de Miranda, alcaide-mor de Vila Viçosa com D. Briolanja Henriques, filha de D. Fernando Henriques, 2º Senhor de Barbacena, e bisneta de Henrique II de Castela, no tempo do Rei D. Duarte de Portugal. Assim, alguns dos membros dessa linhagem também utilizaram a forma Henriques de Miranda.

 Há dois títulos nobliárquicos portugueses utilizados por membros da família Miranda: o dos Condes de Sandomil e do Visconde de Sousel.

Há, também, registro de que uma vertente da família Miranda descende da Espanha, ligando-se a um cavaleiro da Casa de Ponce de Leon que viveu em Asturias e deu origem à linhagem, sendo Abar Diez de Miranda o primeiro a usar o apelido.

No Brasil, a família Miranda possui várias figuras de destaque nas artes, na literatura, na música e na política. Em Pernambuco, os Mirandas dedicam-se a diversas áreas de atividades culturais, sociais e econômicas. Em Parnamirim, especialmente, há Miranda músicos, professores, empresários, comerciantes e profissionais da educação e da agropecuária.

 

Fonte:https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110609173543AAGs