Monteiro

Família Monteiro

A palavra "monteiro" tem por significado "s. m. 1. Guarda de montados, matas, coutados. 2. Caça Caçador de monte. adj. 3. De monteiro ou da montaria." A profissão de monteiro remontaria aos princípios da monarquia portuguesa, quando se tem notícia do cavaleiro Rui Monteiro, monteiro-mor de D. Afonso Henriques, considerado pelos genealogistas como o primeiro portador atestado do apelido. O monteiro-mor, do Reino ou local (Ponte de Lima, Viana, etc.), era o funcionário real responsável por superintender o domínio público: rios, florestas, e, em especial, as caçadas e coutadas. D. João I de Portugal levava o assunto tão a sério que chegou a escrever um tratado sobre o tema – o Livro da Montaria, sobre o "jogo dos reis", ou seja, as coutadas reais.

A documentação mais antiga alusiva ao sobrenome data de 1096, sendo proveniente do Mosteiro de Lorvão(Coimbra).

 Com a evolução, o ofício de monteiro corresponderia, em tempos modernos, à profissão de engenheiro florestal.

É importante notar, também, que nem sempre a palavra "monteiro" é proveniente de ocupação profissional, podendo ser adotado como uma referência a algum lugar.

Certo é que o sobrenome popularizou-se sobremaneira e hoje existem em Portugal e no Brasil inúmeras famílias Monteiro com origens distintas. O apelido Monteiro é parte de sobrenomes compostos de muitas famílias brasileiras e portuguesas, como Sousa Monteiro, Cunha Monteiro, etc. Também encontramos o apelido "Montero" na Espanha, ligado não apenas às origens já citadas, mas também a sentidos mais recentes, como o que o associa ao trabalho da pedra, podendo, assim, o sobrenome ser análogo a outros apelidos como Canteiro e Pedreiro.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_%28apelido%29