Moreira

Família Moreira

 

Moreira é um sobrenome português classificado como um toponímico, ou seja, de origem geográfica. É derivado de amoreira (árvore da amora). Provavelmente, o nome surgiu de alguma comunidade que vivia em local no qual as amoreiras estavam presentes.

A origem relaciona-se com Pedro Pires Moreira, o primeiro que se conhece na linhagem a usar o apelido em Portugal. Pedro Pires Moreira foi um fidalgo que viveu no tempo de Dom Sancho I e Dom Afonso II, o qual tinha por Honra a Torre e a freguesia de Santa Maria de Moreira no concelho de Celorico de Basto. Seu apelido foi tomado a esse local. Seu filho, Rui Pires Moreira, Senhor da dita Torre e Honra, casou-se com D. Brites Fernandes de Ataíde, filha de Fernão de Ataíde, Alcaide-Mor de Cintra.

Dentre os filhos do Rui Pires Moreira, o mais velho, Gonçalo Rodrigues Moreira, sucedeu-o como Senhor da Torre e foi Conselheiro do Rei Dom Dinis. Dele nasceram várias filhas e um filho, Fernão Moreira, cuja filha D. Margarida Moreira, casada com João Portocarreiro, Senhor de Vila Real, foi progenitora dos Marqueses de Vila Real.

Não existem muitas variantes conhecidas para Moreira. No entanto, amoreira é também utilizada como sobrenome, devido a origem do apelido.

O Brasão mais conhecido do sobrenome tem predominância de vermelho e apresenta nove escudetes de prata, postos de três em três. Cada um desses escudetes é carregado de uma cruz florenciada. O timbre do mesmo é composto por um lobo na cor vermelha, que sai do escudo.

Fonte:http://www.heraldrysinstitute.com/cognomi/Moreira/Portugal/idc/6022 12/lang/pt e http://www.origemdosobrenome.com.br/familia-moreira/