Oliveira

Família Oliveira

 

Oliveira é um apelido de família em Portugal, ou sobrenome no Brasil, da onomástica da língua portuguesa. Tem raízes toponímicas, ou seja, é de origem geográfica, tendo sido tirado da designação do Paço de Oliveira, em uma antiga freguesia de Portugal.

De oliveira, substantivo comum, o sobrenome identifica a família devido ao fato de o fundador deste tronco familiar ser proprietário de terras com vasta plantação de oliveiras, ou à simbologia da árvore, que aparece nos brasões, como representação de paz, vitória e fama.

Em português arcaico, encontram-se registros de sobrenomes com variações de sua grafia, como Olveira e Ulveira.

Nos idos de 1281, no reinado de D. Diniz I, OLIVEIRA já era «família antiga, ilustre e honrosa» de Portugal, como consta dos livros de inquisições desse rei, sendo remotas as origens da primeira família que adotou este nome por apelido.

Interessados em Genealogia anotam que a família descende de Pedro de Oliveira, que teria sido o primeiro a receber este sobrenome.  Seu filho, Martim Pires de Oliveira, arcebispo de Braga, instituiu, em 1306, o Morgado de Oliveira, em Évora, herdado pela descendência de seu pai. Foi desse solar que esta família tomou o sobrenome.

            As armas antigas dos Oliveira talvez antecedam ao surgimento das chamadas regras da armaria ou, pelo menos, à sua aplicação em Portugal.                                             

Fonte: http://www.myheritage.com.br/site-130182741/site-da-familia-oliveira