Pacheco

Família Pacheco

Para alguns estudiosos o sobrenome Pacheco é um toponímico, associado a cidade portuguesa denominada Pacheca.

Dentre as variantes do apelido encontram-se Pacheico e Paxeco, embora o mais usado seja Pacheco.

A família Pacheco descende de Fernão Jeremias, natural de Burgos, que viveu nos fins do século XI.  Fernão Jeremias, rico-homem de D. Afonso VI de Leão, casou-se com D. Maria Soares, filha de Soeiro Viegas, fundador de um pequeno mosteiro de eremitas. O casal teve vários filhos, entre eles Fernão Rodrigues Pacheco, segundo os genealogistas, o primeiro a usar este apelido.

Do casamento de Fernão Rodriguez Pacheco com D. Constança Afonso de Cambra, nasceram vários filhos, tendo o primogénito usado e transmitido aos descendentes o nome de Pacheco.

Os integrantes da família Pacheco atingiram o cume do seu poder em Portugal, no reinado de D. Afonso IV, e mantiveram o seu prestígio no reinado seguinte, de D. Fernando, e na primeira parte do reinado de D. João I, com um óbvio eclipse no tempo de D. Pedro.

Com a Lei Mental, obrigados a vender as suas terras à Coroa, partiram para Castela, onde se mantiveram como uma família poderosa durante os séculos que se seguiram.

Os que permaneceram em Portugal foram sobrevivendo, em amena e contínua decadência, afastados da Corte e dos centros do Poder, com um estatuto mitigado de nobreza rural. São identificáveis como ramos dos Pachecos de Portugal.

São encontrados diversos brasões da família.

Fonte: http://pagfam.geneall.net/1035/familias.php?id=888