Pacheco

Família Padilha

A família Padilha faz parte da nobreza de Portugal. O apelido foi adotado em homenagem à segunda esposa de Pedro I de Castela, Dª. Maria Padilha de Castela, da Casa de Padilha (Antiga Família Padilla), em Castela na Espanha Ibérica, pertencente a Dinastia de Borgonha.

A família tinha vínculo com a Casa Real Portuguesa e, igualmente, com a Casa Real Espanhola e as demais da Europa.

Alguns séculos depois da época do lendário Dom João III, Dom Pedro I de Castela (Rei de Castela e Leão, filho de Maria de Portugal e Afonso XI de Castela), povoou um lugar denominado Padilla, em Miranda de Castro Xerez, próximo de Burgos, onde conheceu a rica Maria de Padilla.

Maria de Padilla (filha de Juan Garcez de Padilla, o senhor de Villagera, e de Maria de Henestrona) foi apresentada a Dom Pedro I por João Afonso de Albuquerque, o Conde de Albuquerque, mordomo-mor de Maria de Portugal (rainha de Castela) e artífice do casamento de Dom Pedro I de Castela com Branca de Bourbon. Maria de Padilla tornou-se amante de Dom Pedro I de Castela e passou a influenciá-lo nas mais importantes decisões. Foi graças a Maria de Padilla que, em 1353, Dom Pedro I de Castela, o jovem rei de 19 anos, escolheu governar como um autocrata apoiado no povo. O que lhe valeu o apelido de Justiceiro.

Em 1353, Dom Pedroo I de Castela e Maria de Padilla, após terem seu primeiro filho, partiram para Olmedo, onde se casaram, secretamente, tendo Dom Pedro abandonado sua primeira esposa. Após o casamento, Maria de Padilla mudou o seu nome para Maria Padilha com o objetivo de adequá-lo à pronúncia dialética de Olmedo. Assim nasce a linhagem da família Padilha.

Fonte:http://www.heraldrysinstitute.com/cognomi/Padilha/Portugal/idc/602275/lang/pt/