Pinto

Família Pinto

 

Segundo Manuel Sousa, em As Origens dos Apelidos das Famílias Portuguesas, Pinto é um apelido derivado de uma alcunha bastante vulgarizada nos primeiros séculos da nacionalidade portuguesa, uma vez que existe um grande número de famílias Pinto nas remotas gerações dos Livros Velhos de Linhagens.

O sobrenome teria surgido em Portugal durante o início de sua história e parece provir de Paio Soares, cavaleiro e morador na terra da Feira, que adotou o apelido Pinto, passado às suas filhas. Sua filha mais velha, D. Maior Pais Pinto, casou-se com D. Egas Mendes de Gundar, um rico cavaleiro, natural de Astúrias, companheiro de D. Afonso Henriques, na batalha de Ourique. Egas seria o patriarca das famílias Rego e Pinto, sendo que um de seus filhos passou a possuir as terras que pertenciam ao dote de sua mãe. Assim, ele assumiu o apelido de seu avô como seu sobrenome, criando a família Pinto, que propagou o apelido em gerações, nomeadamente na zona de Ferreiros de Tendais, e que entrou em inúmeras famílias portuguesas.

As famílias Pinto puderam manter uma situação social preponderante no decurso das primeiras gerações.

Alguns autores apresentam outra versão da origem do sobrenome Pinto, acreditando que ele deriva da palavra pintado, numa referência ao episódio do cavaleiro que retornou, ensanguentado, de uma batalha, e que, por isso, recebeu o apelido de Pinto, numa associação às pintas de sangue.

Fontes:http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2009/10/o-sobrenome-pinto-vem-da-palavra.html e http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=31111