Pires

 

Família Pires

Pires ou Peres é um sobrenome português de origem patronímica, que quer dizer filho de Pêro ou Pedro. É um dos primeiros sobrenomes da história de Portugal.

Há historiadores que afirmam ser a família Peres originária da Espanha Muçulmana, cujos membros aportaram em Portugal, primeiramente, em Viana do Castelo e, mais tarde, em Lisboa.  Ignácio Peres, então estabelecido em Lisboa, teve como primogênito Vasco Francisco Pires, que adotou o sobrenome na forma Portuguesa, gerando a família Pires.

Outros estudiosos dizem que o primeiro relato de que se tem notícia é relativo a Vímara Peres (Galiza, c. 820 - 873), referência da guerra cristã da segunda metade do século IX do Nordeste da Península Ibérica.

No Brasil, tem-se notícia da família de João Pires Baptista e Maria Pires de Ávila, no Nordeste, a qual pertencia a tradicionais troncos paulistas. Ele descendia, por seu pai, de Jusepe de Camargo e, por sua mãe, de Baltasar de Godói, havendo sido o donatário Martim Afonso de Sousa um de seus avoengos, assim como os Caciques Tibiriçá, Piquerobi e ilustres Bandeirantes.

Ainda no norte do Brasil, especialmente no Pará, a família Pires Pimentel é considerada fundadora do Município de Bragança Paulista, em 15 de dezembro de 1763, sendo Antônio Pires Pimentel a referência.

 

Fontes: http://www.webartigos.com/artigos/familia-pires/38787/ e

http://familiapires.xpg.uol.com.br/historia.html