Queiroga

 

Família Queiroga

 

Na Espanha, o apelido Quiroga tem origem geográfica, sendo precedido da preposição de.

Queiroga é, também, reconhecido como sobrenome de origem portuguesa, apresentando variações como Quirós, Queiró e Queirós. Assim, Queirós (grafia arcaica Queiroz) é, também, um apelido de família da onomástica da língua portuguesa.

A palavra Queiroz tem   origem grega e significa "mais fortes". Foi usado como sobrenome para uma família nobre que teve como tronco principal Pedro Álvares de Queiroz, casado em 1580, no Estreito de Câmara de Lobos, com Catarina Álvares ou Fernandes (dos Cabrais). Os filhos propagaram o sobrenome naquela freguesia e na de São Martinho.

De acordo com a Genealogia Sapo, na opinião do marquês de Abrantes, contudo, os "de Queirós" provêm dos antigos senhores da vila desta designação, nas Astúrias, que tiveram alguma preponderância social no século XIV. A família teve três símbolos: o leão, o lobo e a águia.

Uma das famílias portuguesa usa o brasão composto de uma arma verde e cinco verguetas de prata, soltas em chefe e aguçadas em ponta.

Fontes:http://www.sephardim.com/luso_brasileiros/ e http://www.heraldrysinstitute.com/cognomi/Queiroga/Portugal/idc/602353/lang/pt/