Sanches

 

Família Sanches

 

Sanches é derivado do nome próprio Sancho, e este, do latim Sanctius, de sanctus: sancionado, sagrado, santo. De origem cristã, refere-se a Todos os Santos, comemoração da Igreja católica. Trata-se de sobrenome patronímico (filho de Sancho), documentado na forma de Sanchis, no ano de 1046.

 Na Espanha, pode ter se originado de uma família de sobrenome Sánchez, que se radicou na vila de Cangas de Onís, em Astúrias. O sobrenome espalhou-se em Astúrias, León, Galícia, montanha de Santander, la Rioja e por toda Espanha.

Há registros antigos que fazem menção a Andrés Sánchez de Cagle Bustamante, nascido en Santillana, em 1664, que se casou com Josefa de Valdivielso, em Santillana, em 1691. O general Pedro Javier Sanchez Orellana, nascido em Rioja, em 1680, ostentou o título de Marquês de Solanda e foi governador das Armas de Ambato e corregedor de Quito. Seu filho, Francisco Javier Sanchez de Orellana, foi cavaleiro da Ordem de Santiago, em 1766.

Os irmãos Pedro e Francisco Sanchez se destacaram na Província de Alicante, sul da Espanha, no século XVI.

Em Portugal, uns descendem de D. Afonso Sanches e Fernão Sanches, filhos de Don Diniz (fal. 1325), rei de Portugal.

Outra família Sanches descende de Gil Alvares Sanches, descendente da casa real de Navarra, Cavaleiro da Ordem de Santiago, que passou a Portugal, Vila Viçosa, por ter cometido um homicídio em Castela, em consequência de um caso de honra. Em 1513, esteve na tomada de Azamor.

Seu neto Pedro Alvares Sanches registrou seu brasão de armas.

Fonte: http://familiasanches.com.br/wp/?page_id=22