Simes

Família Simões

SIMÕES é sobrenome de formação patronímica, apelido que consiste numa derivação do prenome paterno – Filho de Simão. Do latim Simonici, decorre das possíveis formas Simonizi, Simõizi, Simoiz, conforme documento de 1511 (Antenor Nascentes, II, 283).

O referido nome está presente no Brasil, desde o povoamento. Registros dão conta de que o sobrenome identifica famílias das mais antigas de São Paulo e do Rio de Janeiro, havendo referência ao ramo familiar estabelecido na Bahia no século XIX e, também, no Pará.

Pelos registros da hospedaria dos Imigrantes – São Paulo, observa-se a chegada, no Brasil, de vários imigrantes de sobrenome Simões, de origem portuguesa, especialmente entre os anos 1882-1885, com destino ao interior de São Paulo e do Brasil.

Há referência, também, ao sobrenome em linha africana, especialmente no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

Aponta-se a existência de linha natural em Minas Gerais. Tem-se notícia, também, de linha de degredo em 1668.

Quanto à Heráldica, tem-se o seguinte registro:

Gil Simões – Carta de Brasão de 10/07/1438, passada por D. Duarte I: em campo de prata um leão negro armado de vermelho e goteado de ouro sobre um monte de sua cor. Timbre: o mesmo leão (Sanches Baena, II, 165), Século XV: um escudo branco com uma pinta verde e, em elle, um leão negro rompente gretado douro com unhas e língua vermelha (Sanches de Baena, Archivo Heráldico, I, p. XXIII).

O ascendente mais remoto de que se tem notícia na família Simões do Serro é Hermógenes Simões, um português que teria vindo para Minas juntamente com dois irmãos e outros parentes, tendo um destes se estabelecido na região do Caraça.

Os três irmãos vieram com o objetivo de explorar a mineração e se instalaram: o Hermógenes na região de Itapanhoacanga, que o teria atraído pela perspectiva de desenvolvimento de um forte núcleo de riqueza; os outros, em regiões próximas. A partir da região de Itapanhoacanga e de Alvorada, espraiaram seus domínios para áreas hoje pertencentes aos municípios de Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Sabinópolis.

O Hermógenes estabeleceu-se em uma Fazenda que, mais tarde, pertenceu a Félix Generoso, a Antônio de Moura Nunes, sendo, hoje, de propriedade de Otávio Clementino Filho.

Hermógenes Simões da Silva é descendente do Hermógenes Simões, do ramo da família que se estabeleceu na referida Fazenda.

São filhos naturais de Hermógenes Simões da Silva, com Joaquina Guedes da Silva, tia materna do Mestre Tão Carvalho, José Pereira da Silva Simões, nascido em 1850, em Itapanhoacanga, Rafael e outros.

O José Pereira da Silva Simões constituiu família com Maria Florinda Tereza de Jesus, com quem teve três filhos: Hermógenes Pereira da Silva Simões, Rita Pereira da Silva Simões, apelidada Inhazinha ou Mãe do Lucas, e João Pereira da Silva Simões, nascido em 1883.

Pedro Simões Neves (pai de Jorge Brandão Simões) é filho de João Pereira da Silva Simões.

Fonte:http://sobrenome2a.blogspot.com.br/