Arajo

 

Família Araújo

 

O sobrenome Araújo é oriundo do complexo linguístico galego-português. Derivado do nome Araúja, uma árvore, também se escreve Arujo. Possivelmente, Rodrigo Anes de Araújo, senhor do Castelo de Araújo, na Galiza, foi o primeiro a adotar o apelido Araújo; e seu bisneto Pedro Anes de Araújo passou para o Reino de Portugal, em torno de 1375, tendo sido o primeiro Araújo de Portugal. A evolução histórica do português do Norte e do Galego deu origem ao moderno português.

A origem desta família não é bem conhecida, pois se lhe atribuem diversas: os Azaz, os Maias, o francês João Tiranoth, e outras.

Rodrigo Aires de Araújo casou com D.Maior Álvares de Aza, sua parenta, filha de D.Rodrigo Álvares de Aza e de sua mulher, D.Maria Pires de Ambia, casamento que Manso de Lima considera improvável. Deste Rodrigo Anes descenderam os Araújos de Galiza, tendo sido senhores de muitos lugares; Vasco Rodrigues de Araújo e sua mulher, ele neto do primeiro Rodrigo Anes, passaram a Portugal, cujos reis serviram e foram progenitores das famílias destes apelidos existentes no Minho ou desta província derivadas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ara%C3%BAjo_%28sobrenome%29