Caetano

 

 

Família Caetano

 

 

Caetano é um prenome da onomástica da língua portuguesa derivado do latim Caietanus. Sua origem é o cognome gentílico da época romana relativo à cidade de Caieta, hoje Gaeta (Latina).

Caetano ou Gaetano (em italiano) é um sobrenome popular em toda Itália e sudeste europeu e nomeia tradicionalmente uma família romana do sudeste italiano. Este patronímico popularizou-se na Itália e, depois, em toda Europa católica, a partir do século XVI, devido ao culto a São Caetano de Thiene (1480-1547), e ao Papa Gelásio II (Giovanni de Gaeta), um monge beneditino eleito em 24 de Janeiro de 1118 que faleceu em 28 de Janeiro de 1119.

No Brasil, há registros de famílias com o sobrenome Caetano, principalmente, na região sul (com grande incidência de imigrantes italianos) e na região sudeste, especialmente, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em São Paulo. Na região nordeste, o sobrenome Caetano é um patronímico que identifica e distingue os descendentes de Caetano Martins Leitão, herdeiro de sesmarias e proprietário de terras no vale do rio Acaraú, na primeira metade do século XIX.

A família Caetano teve origem em Portugal na pessoa de Giancarlo De Caetani, que se fixou em Guarda, junto à Serra da Estrela. Giancarlo De Caetani fundou as vilas de Maçainhas, Prados e Rapa, onde estabeleceu e ergueu a Quinta dos Caetanos. Esta família se incorporou à realeza portuguesa por diversas vezes, tendo Miguel de Menes Caetano contraído casamento com uma neta de Dom Duarte, Rei de Portugal. Feito Cavaleiro do Reino, Comendador da Ordem de Cristo e da Ordem de Calatrava, veio a receber, por direito, o brasão de armas por decreto real.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caetano_%28nome%29