Camelo

Camelo

 

Segundo os Genealogistas, este apelido provém de Dom Gonçalo Martins da Cunha, "O Camelo", que era filho de Dom Martim Lourenço da Cunha e de sua mulher, D. Sancha Garcia da Penha.

Apesar de, nos seus alvores, esta família não ter tido grande poder econômico, e ter passado por declínio social, veio posteriormente a atingir uma confortável e sólida posição socioeconômica entre as principais famílias de Portugal, como atesta a nobiliárquica do século XV.

Foi a Dom Lopo Rodrigues Camelo, escrivão da Câmara e Cavaleiro da Casa de Dom Sebastião de Portugal, que este rei concedeu, em 1576, novas Armas de Brasão, pelo fato de Dom Lopo ter lhe salvado a vida, quando esteve em via de afogamento ao atravessar um curso d’água durante uma viagem que fazia em sua companhia, de Odemira para a cidade de Coimbra.

Uma nota importante menciona o fato de haver outra origem para alguns ramos da família Camelo. Atribui-se mais recentemente o nome relacionado à alcunha, que designa por "camelos" os "artilheiros" dos pequenos canhões existentes nas naus portuguesas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Camelo_%28apelido%29