Carvalhais

 

Família Carvalhais

 

O sobrenome Carvalho tem origem em uma árvore de mesmo nome, árvore imponente que constitui grandes florestas e bosques, os quais são chamados de carvalhais, e no seu singular, carvalhal.

Durante a Idade Média, vários profissionais dependiam dos carvalhos, sendo eles lenhadores, marceneiros, construtores de casas, caçadores. É provável que sejam estes os primeiros a usarem Carvalho como apelido.

A presença destas árvores serviu também para denominar regiões, como uma aldeia nos arredores de Coimbra, onde possivelmente surgiu oficialmente o sobrenome Carvalho e, igualmente, a linhagem nobre da família.

Quanto aos sobrenomes Carvalhais e Carvalhal Bem-Feito, pode-se dizer que são variações do sobrenome Carvalhal que, por sua vez, surgiu como apologia às terras onde havia carvalhos. Referências mais antigas ao sobrenome carvalhal datam do início do século XIV, nas quais é citado Dom Álvaro Gil de Carvajal, que seria o patriarca da linhagem nobre da família Carvalhal. Este, por sua vez, era bisneto de Gonçalo Gonçalves de Carvajal, considerado por alguns autores ser filho do Rei Dom Bermudo II de Leão. O nome Carvajal teria se tornado Carvalhal na geração seguinte à de Dom Álvaro Gil de Carvajal.

 

Fonte:http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2009/11/brasoes-das-familias-carvalho.html