Carvalho

 

 

Família Carvalho

 

O nome é tomado do antigo Morgado de Carvalho de Coimbra, Portugal. De carvalho, do latim, quercus, árvore, planta (Anuário Genealógico Latino, IV, 19). Esta família tem sua antiguidade e pureza de sangue comprovada pela constatação de uma doação feita ao mosteiro de Lorvão em 1131, assinada por Pelagius Carvalis, (Payo Carvalho) senhor de toda a terra em que hoje está o Morgado de Carvalho, que foi instituído por seu neto Bartolomeu Domingues, e é o mais antigo Morgado em Portugal.

A mais ilustre família portuguesa com este sobrenome e varonia talvez seja a do Marquês de Pombal, ainda que não tenha, porventura, a chefia da antiga Família Carvalho portuguesa. Tem-se certo que são descendentes de Afonso Henriques.

Existem registros deste sobrenome em Portugal desde o século XII. Em antigos registros consta como Carvalio.

A família Carvalho tem solar no antigo Morgado de Carvalho, em Coimbra, Concelho de Penacova, ao pé da famosa Serra do Carvalho. O solar foi fundado por Dom Bartolomeu Domingues, que recebeu as terras em doação pelo Rei João de Aviz por serviços prestados ao reino durante a batalha de Aljubarrota. Considerado um dos homens mais nobres de Portugal, recebeu o morgado do Carvalho, sendo o primeiro de Portugal, o que significou grande honraria.

Seu filho Soeiro Lopes Domingues adotou, em 1386, o nome de Soeiro Gomes de Carvalho, o primeiro a ter o sobrenome Carvalho comprovadamente aceito. Atualmente, tem-se, como o primeiro da linhagem, Pelagius Carvalis, (Pelayo Carvalho), tetravô de Dom Bartolomeu Domingues.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carvalho_%28apelido%29