Farnese
- Detalhes
- Criado: 29 Julho 2015
Família Farnese
A família Farnese, também conhecida sob a grafia portuguesa Farnésio, foi uma influente família italiana da aristocracia que ostentou o ducado de Castro entre 1537 e 1649 e ducado de Parma e Piacenza entre 1545 e 1731. Os seus importantes membros incluíram o Papa Paulo III e os Duques de Parma.
O poderio dos Farnésio e a sua ligação com as mais ilustres famílias romanas tiveram lugar em tempos de Ranuccio Farnese, o Velho, protegido do Papa Eugénio IV. Ranuccio casou o seu filho Gabrielle Francesco com Isabella Orsini e o seu filho Pier Luigi, continuador da estirpe, com Giovanella Caetani. Desse matrimônio nasceram o Papa Paulo III e Giulia Farnese.
Entre os séculos XVI e XVII, os Farnésios distinguiram-se pela sua proteção às artes, e a eles se devem a construção do Palácio Farnésio (Palazzo Farnese) em Roma, da Villa Farnésio (Villa Farnese) em Caprarola, da Igreja de Jesus em Roma e do Palácio della Pilotta em Parma, atualmente a Galeria Nacional de Parma.
O último Farnésio soberano de Parma foi António Farnésio (Antonio Farnese) (1679- 1731); ao morrer sem sucessão direta, o ducado passou para o filho da sua sobrinha Isabel Farnese e do monarca espanhol Filipe V, o terceiro filho varão, infante Filipe de Bourbon-Parma, que fundou a Casa de Bourbon-Parma.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_de_Farnese