Guerra
- Detalhes
- Criado: 29 Julho 2015
Família Guerra
Do germânico werra (discórdia, peleja), o sobrenome é uma clara referência à guerra, com variadas motivações, como de recordar um guerreiro medieval por ser bravo, intrépido, destemido nas batalhas. Também como bons vaticínios e exortação, atribuído ao filho com os votos de que vença a guerra, “a batalha da vida”.
O sobrenome Guerra está espalhado por toda a Espanha, e não está claro se todos que levam este sobrenome descendem de uma mesma raiz genealógica. Segundo o autor Don Juan Francisco de Hita, alguns Guerra descendem do rei Don Sancho VI “El Bravo”, de Castilla, cuja filha Violante Sánchez era avó de Pedro Fernández de Castro, um soldado valoroso e corajoso que, por sua fama, ficou conhecido como “Pedro de la Guerra”, dando origem ao sobrenome de família.
A família Guerra da província de Santander teve sua origem no Concelho de Ibio, comarca de Cabuérniga. Um escudeiro da casa de Veja fundou no local o solar Guerra; ligado a esse solar, que aparece como o mais antigo com tal sobrenome, tem-se uma linhagem de sobrenome Guerra. Há uma extensa lista de cavaleiros procedentes desse solar, alguns dos quais passaram para Canárias, e a uma dessas famílias pertenceu Juan Guerra y Hérnández que se transferiu para Santiago de Cuba, onde se casou com Bárbara de Paz y Girón, em 1775.
Outros ramos da família asturiana dos Guerra se estabeleceram em León, Castilla, Aragón, Galícia e em Portugal. Segundo alguns autores, a família Guerra de Portugal descende de Don Pedro I (1320-1367), rei de Portugal, e de D. Inez de Castro, e tomou por sobrenome o alcunha do pai da mesma senhora, Dom Pedro Fernández de Castro, “Guerra”.
Fonte:http://bomediazzi.com/sobrenomesmartins.htm